sexta-feira, 18 de julho de 2014

Blogueira Iniciante - Episódio 1


 Hoje o assunto é um dos temas que eu queria trazer a muito tempo, mas nunca tinha dado muita importância pois não sabia se vocês iriam gostar ou não. Mas como a minha amiga Amelinha me pediu pra gravar, decidi fazer.
Não sou nenhuma especialista no assunto, quero que isso fique bem claro, mas  quis dividir com todas vocês o que venho aprendendo nesse mundo da Blogsfera. Esse é o meu terceiro blog, e posso dizer que sou um tanto quanto "experiente" no quesito deixar de lado e nunca desistir.
No vídeo trago 5 dicas iniciais, caso vocês gostem e queiram dar mais dicas para os próximos temas eu ficarei muito feliz, já que tudo é uma troca de experiência.


Bom e agora vamos aos fatos que citei no vídeo.
Como vocês sabem, gosto de sempre colocar aqui as palavras que falei no vídeo, porque sei que tem muitas pessoas que não conseguem ver o vídeo.
PLATAFORMA: Muitas pessoas decidem ir pelo caminho mais fácil (confesso que eu também sou assim). Pra quem não sabe, existe dois tipos de plataformas: Blogger e Wordpress. A do Blogger acaba sendo mais fácil pois ela é em português e conseguimos fazer várias adaptações com layout que no Wordpress acaba não sendo possível. O Wordpress é todo em inglês, o que complica um pouco se você não entende nada. Eu optei pelo blogger porque, como falei, é mais fácil pra mim, já que eu mesma posso mudar várias coisas no layout do meu blog sem pedir ajuda pra ninguém. As empresas costumam muito avaliar isso na hora de propor uma parceria, por exemplo. Mas como criamos os blogs sem saber se vai ser um trabalho futuro (claro que todas queremos isso, mas nem sempre acontece) acredito que usar o blogger é a melhor opção. Sei que tem muitas blogueiras famosas que usam a plataforma do blogger, como a Bianca Andrade do Boca Rosa e o blog dela é um dos maiores do meio. Isso vai muito de você, acaba sendo bem pessoal.
LAYOUT: Esse é um ponto muito importante. Existem milhões de layout's free's por ai, o meu por exemplo é um layout free. Mas como falei no vídeo, isso é muito pessoal. Se você acha que já está na hora de investir em um layout bacana e exclusivo, aposte. Isso sempre traz visibilidade para o seu trabalho. Você pode contratar pessoas pra fazer ou tentar fazer um (é o que eu estou tentando fazer, logo logo tudo vai mudar por aqui). As vezes layout free acaba não sendo bacana porque, por exemplo: se estou olhando um blog e vou ver outro e é o mesmo layout eu acabo ficando indecisa se já olhei aquele blog ou não, então esse é um ponto pra se pensar.
FOCO NO CONTEÚDO: Esse é um ponto muito importante. Saber qual assunto vai se falar no blog pra não acabar perdendo os seguidores é essencial. Não adianta nada eu amar livros e games e não saber nada sobre isso. Eu adoro ler, mas não tenho o habito de ler sempre, até porque vivo numa correria danada, rs. Indicar livros é uma coisa, agora ter um blog somente de resenhas de livros pra mim não vai ser vantajoso, já que eu não vou ter conteúdo pra atualizar o blog sempre. Tente dividir o blog em "pautas". Se você é boa em moda, comece por ai e uma coisa acaba levando a outra. 
DÊ OS CRÉDITOS: Nessa Terra onde tudo é de todo mundo e nada é de ninguém e muito complicado saber a origem de onde veio certas coisas. É muito chato você entrar em um blog e ver que existe uma cópia de determinado blog. Se você copiou, não tenha vergonha de admitir, é mais feio você copiar e não falar nada. Tente ao menos dizer de onde veio determinada imagem, por exemplo. Isso deixa você com credibilidade e as pessoas vão ver que você está sendo leal a suas leitoras.
CUIDADOS COM OS ERROS DE PORTUGUÊS: Acho que esse é o mais grave de todos. Muitas vezes digitando na pressa a gente não percebe se entrou uma palavra no lugar de outra, ou se colocou a vírgula no lugar certo. Eu já fiz várias vezes isso e só percebi depois. Sempre leia o post antes de publicar pra ver se está tudo OK e também evite ao máximo as abreviações, porque acaba sendo chato isso.

Uffa, rs. Desculpa se escrevi demais, tentei resumir o que falei no vídeo.
Eu espero que tenham gostado e "aproveitado" alguma dica.
Se quiserem deixar alguma sugestão para os próximos vídeos ficarei feliz!
Beijinhos e Até o próximo
Acompanhem o blog nas redes sociais!

Espero que tenham gostado.
Beijos, Naah!

21 comentários:

  1. Amiga você gosta de escrever né? rs ( brincadeira )
    Adorei as dicas, confesso que aprendi um bocado aqui.
    Super bacana seu post.
    Tenho certeza que vai ajudar muitas meninas que estão começando
    agora, assim como eu :)

    Beijos minha linda.
    Bom final de semana.

    andreakubiki.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas, sempre gosto de ver dicas desse tipo, para melhorar cada vez mais.

    Bjos

    http://emmeumundodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Acompanharei essa série de "Blogueira Iniciante" hehe No fim todos temos algo pra compartilhar, não é? Adorei as dicas, e a que eu sempre coloco em prática é a de reler o post antes de postar. A mais essencial de todas, creio eu. Beijão! ♥

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Olha o vídeo ficou perfeito, você abordou profundamente o que queremos saber, sobre a plataforma, acho que vária além da facilidade, as condições $$ de cada um, acho que o wordpress gasta mais e se voce nao sabe mexer, o layout pro mesmo é bem mais carinho.

    Com amor,
    bloglarissaaoavesso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Adoro esses posts de dicas pra blogueiras Nah. As vezes eu já sei de tudo isso mas quando alguém fala eu tenho certeza que precisa ser feito, sabe? rs. Vou esperar o próximo post :D
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas super importantes :)


    http://maniafeminina30.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Adorei o seu post, o vídeo esta incrível .
    Parabéns !!!

    PS. Obrigada por visitar o meu blog, volte sempre!!
    Bjuss Girl.
    apenasumdiariovirtual.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Achei muito válidas as dicas, não só para blogueiras iniciantes mas para todas que tem um espaço nesse mundo dos blogs ;)
    beijos

    http://semtempestade.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Dicas muito boa e lembradas kk meu blog é bem novinho mas nesse pouco tempo tenho aprendido bastante coisa na blogsfera, mas o que eu prorizo num blog é a criatividade, o conteúdo tem blogs que entramos e acabamos folheando ele todo pois tem um excelente conteúdo.

    http://modern-rapunzel.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. adorei, assisti do começo ao fim! Correndo atrás do meu layout agora1 haha beijosss!
    te seguindo, ok? :]
    http://carolbrasileiro.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. O vídeo ficou ótimo vivo assistindo esses tipos de videos no youtube,as suas dicas foram super validas

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Amei as dicas concordo com tudo que você falou, essas coisas são muito importantes!! Obrigada pela visitinha lá no meu blog flor, já estou te seguindo se puder retribui!!! Beijoss :)

    http://arlenyramalho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Muito legal, adorei o video, <3
    bjjs
    http://blogbelezamake.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. ah, gostei demais das dicas, vc tocou varios pontos basicos e importantes pra qq blog ;D

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderEliminar
  15. Acho ótimo você dar essas dicas. Vi vários blogs que simplesmente copiam e colam, inclusive com montagens de blogs famosos só pra vc ter uma ideia.
    Todas as fotos que posto no blog gosto de colocar a fonte.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderEliminar
  16. Adorei as dicas, eu sempre quis ter um blog na plataforma do WordPress, slá, mas parece mais profissional. Enfim, para quem está começando o blogger é pfto, ótimo de se mexer e fácil também! O layout free as vezes quebra um galho enorme, mas como você disse o ruim de usar um é que você encontra vários blogs iguais ao seu e isso pode confundir o leitor... Voou ser sincera, ainda não assisti o vídeo (mas já li a post), pois minha net não está colaborando, mas jajá eu assisto! Bjos

    noocapriicho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  17. ótimas dicas, muito bom esse guia para quem está iniciando o blog
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Oie Linda, tudo bem?
    Amo dicas para quem está começando, pois eu sou uma delas.
    Eu fiz a mesma coisa que você, criei a plataforma no wordpress para garantir o meu nome =).
    Vou acompanhar sempre. Te desejo todo sucesso profissional minha linda.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Adorei as dicas!! Sempre gosto de ver esse tipo de dica, vindo de pessoas com opiniões diferentes! Ajuda a gente a melhorar :) hahaha. Estou com planos de ir pro wordpress pois sempre gostei mais dele, mesmo sendo mais complicadinho e chatinho! hahahaha Vamos ver né?
    Beijoss

    fantasiand-o.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Ótimas dicas!

    Acredito que o mais importante é o conteúdo do blog, pois é ele que vai fazer as pessoas se interessarem pelo o que você escreve... e evitar erros de português é essencial né?

    Muito obrigada pela visita, seguindo aqui. :)

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderEliminar
  21. Eu adorei as dicas mas acho por minha preferencia que o blogger não é o mais aconselhável para se usar, bom não estou dizendo que ele é ruim ele é ótimo mas como muitas pessoas não sabem usar ele muito bem isso acaba afetando o blog fazendo com que ele fique com uma cara menos profissional! Bom fora a isso eu acredito que se as pessoas seguirem suas dicas vão se sair muito bem como futuras blogueiras!!! - Obrigado por seu atenção! ♥♥♥ XoXo By: Dani Maciel!

    ResponderEliminar

Oi pessoal tudo bem?
Fiquei muito feliz em te ver por aqui. Espero que tenha gostado do post's pois foi feito com muito carinho para vocês.
Se quiser deixar seu recadinho, vou amar ler a sua opinião, mas certifique-se que leu tudo para não escrever bobeira.
E não se preocupe, vou retribuir cada visita, afinal somos amigas e construímos isso juntas.
Beijos, Naah!